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Google fecha estúdios de games do Stadia e muda foco de negócios

 


A plataforma Stadia da Google foi lançada em novembro de 2019 onde seria focada em jogos streaming, com a expectativa de revolucionar o sector. Isso porque o serviço prometia aos seus utilizadores executar qualquer título sem precisar de um PC ou consola mais poderosas.


Os jogos são processados nos servidores do Google, assim o utilizador só precisa de ter uma internet boa para poder jogar e rodar todos os jogos em qualquer dispositivo. No entanto em um ano e uns meses depois da sua estreia, parece que as coisas não está a funcionar como deveria.



O encerramento das atividades impacta ainda 150 funcionários que, segundo anúncio oficial do Google em seu blog, assumirá novas funções nos próximos meses. "Estamos empenhados em trabalhar com esta equipe talentosa, ao buscarmos novas funções e apoiá-los", afirma o comunicado.


Para justificar ainda o fechamento de seus estúdios, o Google aborda os alto custos do setor:

Criar os melhores jogos do zero leva muitos anos e um investimento significativo, e o custo está subindo exponencialmente. Dado nosso foco em desenvolver a tecnologia comprovada do Stadia, bem como aprofundar nossas parcerias comerciais, decidimos que não investiremos mais em trazer conteúdo exclusivo a partir da nossa equipe de desenvolvimento interna, além de quaisquer jogos planejados a curto prazo.


Com o foco cada vez maior no uso de nossa plataforma de tecnologia para parceiros da indústria, Jade Raymond decidiu deixar o Google para buscar outras oportunidades. Agradecemos imensamente a contribuição de Jade para o Stadia e desejamos a ela muita sorte em seus empreendimentos futuros. Nos próximos meses, a maior parte da equipe [dos estúdios] assumirá novas funções. Estamos empenhados em trabalhar com este time talentoso para encontrar novas funções e apoiá-los.


Ainda no mesmo comunicado, o Google anuncia outra mudança de rumo para o Stadia. Segundo a empresa, o próximo passo da sua estratégia é oferecer às publishers de jogos, abrindo a possibilidade do Stadia se tornar uma tecnologia de streaming para outras empresas de games:


Em 2021, estamos expandindo nossos esforços para ajudar os desenvolvedores e publishers de jogos a tirar proveito de nossa tecnologia de plataforma e entregar games diretamente para seus jogadores. Vemos uma oportunidade importante de trabalhar com parceiros que buscam uma solução de jogos totalmente construída na infraestrutura técnica avançada e nas ferramentas de plataforma do Stadia. Acreditamos que este é o melhor caminho para transformar o Stadia em um negócio sustentável de longo prazo e que ajudará a expandir o setor.


Phil Harrison, chefe de operações da divisão Stadia, será o responsável em buscar novas parcerias com esses publishers.


A companhia afirma ainda que a boa performance do bugadíssimo Cyberpunk 2077 no Stadia, em todos os dispositivos, incluindo o iOS, aumentou a gama de integrações do YouTube e suas expansões globais. Segundo a empresa:


Ficou claro que a tecnologia do Stadia foi comprovada e funciona em escala. Ter os jogos transmitidos para qualquer tela é o futuro desta indústria, e vamos continuar a investir no Stadia e em sua plataforma subjacente para fornecer a melhor experiência de jogos em nuvem para nossos parceiros e a comunidade de jogos. Esta tem sido a visão do Stadia desde o início.


Stadia vai acabar?

Ainda não. A sua tecnologia de streaming de jogos é sólida e pode funcionar nesta nova estratégia de oferecê-la as publishers, ainda que seja difícil imaginar como elas utilizarão a plataforma, sem ter de encarar um desgaste com Sony, Microsoft e Nintendo. A área de PCs, talvez, seja uma saída.


No entanto, como uma aspirante a publisher de jogos, o Google parece ter entregado os pontos. Ao Kotaku, uma fonte familiarizada com as operações primárias do Stadia, disse: “O Google era um lugar terrível para fazer jogos. Imagine a Amazon (que também não vem dando muito certo nesse campo), mas com poucos recursos.”


De qualquer forma, o Google continuará a oferecer o Stadia para os utilizadores - incluindo o Stadia Pro. No entanto, não está claro quantos jogos exclusivos ainda virão para o serviço - isso se houver algum deles. Ainda assim, a gigante das buscas deu pistas de que ainda pode assinar novos jogos e também trará mais lançamentos de terceiros para a sua plataforma . No entanto, boa parte do mercado enxerga como um retrocesso o plano de fazer o Stadia funcionar como um competidor a altura para as super consolidadas Sony, Nintendo e Microsoft.

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